fbpx

O inglês tem se tornado uma língua indispensável para o mercado de trabalho. Você sabe quais as principais profissões que exigem inglês?

Em algumas áreas não é possível fugir do inglês, o turismo, mercado exterior e tecnologia são algumas delas. 

A importância do Inglês nas profissões de hoje

O inglês é o terceiro principal idioma nativo do mundo e o idioma mais falado como segunda língua, são mais de 470 milhões de falantes da língua inglesa espalhados pelo globo.

Devido a globalização do idioma o inglês é a língua oficial do discurso internacional, por isso tão utilizado e exigido no mundo dos negócios.

Além disso, a maior parte dos documentos oficiais publicados por instituições também são publicados em inglês.

Se você pretende trabalhar com tecnologia, marketing, finanças e turismo, saiba que a maioria dos artigos e livros também são publicados originalmente em inglês.

De todas as publicações acadêmicas do mundo, a maior parte ainda é publicada ou traduzida para o idioma.

Uma pesquisa da Catho (site de empregos) apontou que profissionais que possuem inglês fluente chegam a ganhar 61% a mais que os outros. A relevância do idioma não para por aí, algumas das áreas mais promissoras do mercado de trabalho nos próximos anos exigem domínio da língua.

Quais países falam inglês?

Profissões que exigem inglês paises

O inglês é idioma oficial de cerca de 50 países e considerado segunda língua – oficial, em outros 14 países, somando nativos e não-nativos o inglês se torna a língua mais falada do mundo.

A língua inglesa se tornou parte da cultura e do vocabulário brasileiro. 

Muitas expressões e palavras em inglês são utilizadas no nosso cotidiano, seja no âmbito dos negócios ou no universo da internet. 

O desenvolvimento econômico do Brasil tem construído pontos de negócios com multinacionais do mundo inteiro, o que tornou o idioma ainda mais importante e presente na vida dos brasileiros. 

Por aqui, falar inglês pode abrir importantes portas no mercado de trabalho seja no cenário nacional ou internacional.

5 profissões que exigem Inglês (obrigatório)

Confira abaixo as 5 profissões no mercado de trabalho para quem fala inglês se destacar! Confira:

1- Profissionais de TI

O TI ou Tecnologia da Informação é uma das áreas onde o idioma é quase obrigatório! 

Para trabalhar com tecnologia é preciso manter-se atualizado e a maior parte da produção de conteúdo sobre o tema é publicada em inglês. 

Além disso trabalhar com softwares e programação exige o domínio do idioma, na maior parte das vezes programas e manuais estão em inglês.

Não tem como escapar da língua inglesa se você pretende trabalhar com tecnologia e saiba que essa área é uma das mais promissoras para os próximos anos. 

A linguagem de programação e os livros da área ainda não possuem tradução para o português, então é preciso dominar o idioma.

Conheça o nosso Curso de Programação em Divinópolis!

2-  Tradutor e Intérprete

Esse parece óbvio não é mesmo? Com certeza é uma das profissões que exigem inglês!

Mesmo com a difusão da língua inglesa o trabalho de tradutores e intérpretes ainda possuem alta demanda, principalmente quando se trata da tradução de documentos, séries e filmes e entrevistas. 

Para se aventurar nessa profissão é imprescindível o domínio do idioma, assim como seu vocabulário, gírias e expressões. 

O tradutor ou intérprete precisa ter pleno conhecimento de gramática e saber ler, ouvir, falar e escrever no idioma em questão. 

O mais procurado na área é o inglês.

3- Turismólogo

O turismólogo é o principal profissional da área de turismo. 

Este profissional utiliza o inglês em todos os momentos: planejar viagens e atividades, informar turistas, traduzir conversas, dar informações, apresentar lugares e contratar serviços.

O turismólogo é acima de tudo um comunicador e um gerenciador de crises, para manter a calma e o planejamento sempre que necessário ele precisa dominar a língua inglesa sem dificuldades.

4- Comércio Exterior

Nessa área, há alguns anos, falar inglês era um grande diferencial no mercado de trabalho. 

Isso porque as reuniões que eram bem menos frequentes, poderiam ser traduzidas por intérpretes e não necessariamente era preciso um funcionário na empresa que dominasse o idioma. 

A globalização e a necessidade de se negociar, transformou o uso do idioma no mercado de comércio exterior, tornando a língua obrigatória dentro das multinacionais e seus representantes.

Sem a fluência no inglês um profissional de liderança não consegue ocupar um cargo na área de comércio exterior e será facilmente substituído por um profissional, talvez menos experimente, que possua fluência no idioma.

5- Marketing 

A área da comunicação é dominada por expressões originadas na língua inglesa e é uma das profissões que exigem inglês atualmente. 

Além disso, boa parte das ferramentas digitais modernas como Google e Facebook possuem muito material e conteúdo em inglês.

Para o profissional de marketing, que precisa estar por dentro de todas as tendências, o inglês é fundamental. 

Boa parte do material produzido para a área, que muito se enquadra no setor da tecnologia, está escrito em inglês, o que redobra a importância da fluência no idioma. 

Conheça o nosso Curso de Marketing Digital em Divinópolis!

Quais os idiomas mais importantes no mercado de trabalho?

Quais os idiomas mais importantes no mercado de trabalho?

O cenário econômico mundial o inglês mantém a liderança como idioma mais importante do mercado de trabalho, pois também é o idioma oficial do discurso internacional.

No Brasil, entre os idiomas mais exigidos no mercado de trabalho estão: em 1º lugar o Inglês, seguido do Espanhol, Francês e Japonês e isso tem uma explicação. 

O ranking de línguas mais faladas do mundo, o espanhol está entre as três primeiras e é a língua oficial de 44 países. 

O Francês possui mais de 290 milhões de falantes no mundo e o Brasil é seu principal parceiro comercial na América Latina. 

E apesar de ser considerada uma língua complexa, a cultura japonesa tem se popularizado em todo mundo e o país possui fortes conexões comerciais com o Brasil.

Esteja preparado para o mercado de trabalho e não perca mais tempo, agende uma aula experimental gratuita no curso de inglês em Divinópolis da People, professores qualificados e método de ensino exclusivo. 

Profissões que exigem inglês: Empregos para quem fala inglês no Brasil

Profissões que exigem inglês no Brasil

Além dos setores citados, algumas áreas estão necessitadas de profissionais fluentes em inglês no Brasil. 

A importância do idioma já foi percebida, mas nem todos os profissionais estão qualificados para assumir cargos que exigem domínio do idioma.

A engenharia por exemplo, é um mercado com escassez de profissionais fluentes em inglês. 

Apesar do crescimento inegável do setor, sua instantaneidade impede que os profissionais da área tirem um tempo para se dedicar a aprender o idioma. 

Muitas multinacionais mantém vagas de alto nível hierárquico abertas por longos períodos por falta de profissionais qualificados, os salários giram em torno de R$12 mil.  

A engenharia exige do profissional competências diversas e o inglês tem sido cada vez mais cobrado no setor.

As áreas de gestão e finanças também tem passado por períodos estendidos de crescimento no Brasil e vem necessitando cada vez mais de profissionais fluentes na língua inglesa. 

As negociações, tecnologia e comunicação estão presentes em diversos setores que estão cada vez mais em busca de profissionais qualificados e bilíngues. 

Investir em sua carreira é abraçar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, para fazer isso conte com a excelência dos serviços prestados pela People Divinópolis. 

Aulas presenciais, material didático, English Pen, certificação internacional e respeito pelo seu processo de aprendizado, agende uma aula experimental grátis

Inglês é o nosso DNA. 

Confira também os artigos:

Fale Conosco Agora!
1
Fale Conosco!
Olá! Tudo bem?
Podemos lhe ajudar na escolha de sua qualificação?