fbpx

Os melhores cursos profissionalizantes e técnicos vivenciam um momento de crescimento constante, principalmente nas áreas ligadas a tecnologia. 

Indo na contramão da era das graduações, os cursos profissionalizantes são mais curtos, demandam um investimento menor e muitas vezes entregam um profissional empregado no mercado de trabalho. 

Existem diversos cursos profissionalizantes e técnicos no mercado, saiba quais são os cursos profissionalizantes mais valorizados do mercado de trabalho:

  • Tecnologia e informática;
  • Contabilidade e finanças;
  • Comercial e marketing;
  • Engenharia;
  • Gestão e liderança.

Existem alguns setores com formação profissionalizante, que apesar de parecerem saturados, estão sempre em alta, são eles: cursos da área da saúde, como enfermagem; administração; infraestrutura e educação.

Quando eu posso fazer um curso profissionalizante?

Os cursos profissionalizantes normalmente possuem a idade mínima de 16 anos, mas em algumas escolas os alunos já começam a se preparar aos 14 anos de idade.

Sendo assim, os cursos profissionalizantes e técnicos normalmente não exigem ensino médio concluído e o estudante tem a chance de realizar as duas formações simultaneamente.

Esses cursos são de curta duração, podendo ter uma carga horária de algumas horas, como cursos básicos ou de alguns meses, variando até a média de 2 anos para os cursos técnicos.

O tempo de formação chega a ser a metade ou menos, do que uma graduação, e o estudante já pode conseguir seu primeiro emprego ou abrir seu negócio.

A crescente dos cursos profissionalizantes e técnicos no Brasil, também se dá, devido a alta demanda de profissionais capacitados no setor de serviços e prontos para atuarem no mercado de trabalho. 

Qual curso técnico mais emprega no Brasil?

Os cursos profissionalizantes e técnico priorizam a empregabilidade, e são focados em preparar profissionais atuantes para o mercado ou que pretendam abrir seu próprio negócio. No Brasil, os setores que mais empregam profissionais com formação profissionalizante ou técnica são da tecnologia, administração e finanças, gestão e engenharias.

Entre os cursos com maior empregabilidade, estão:

  • Eletrotécnica ou cursos com objetivo de manutenção em eletrônicos;
  • Segurança do trabalho;
  • Mecânica;
  • Secretariado;
  • Edificações;
  • Enfermagem;
  • Logística.

Lista dos 5 melhores cursos profissionalizantes que estarão em alta nos próximos anos:

cursos tecnicos que mais empregam
Quais cursos técnicos estão em alta no mercado 2020?

1- Eletrotécnica

O mundo moderno não funciona sem internet, não é mesmo?

Mas, você já parou para pensar que o Wi-fi também depende da energia elétrica?

Muitas vezes esquecemos de onde vem o funcionamento básico de alguns eletrônicos.

A vida não funciona sem energia elétrica e por isso, dificilmente um profissional em eletrotécnica ficará desempregado.

Esse técnico pode atuar em diversas atividades, desde o conserto e manutenção de eletrônicos até a elaboração de sistemas elétricos completos para empreendimentos.

2- Estética

Os empreendimentos dedicados a estética e beleza estão em crescimento no Brasil e no mundo, isso também provém do avanço tecnológico.

Todos os dias surgem novas formas de cuidar da saúde e manter a estética em dia.

O setor de estética e beleza é muito flexível, vai desde salões de beleza até centros de estéticas completo com aplicações de botox e cirurgias corporais.

Ainda assim, comercialmente, os serviços básicos representam o maior volume de vendas: limpeza de pele, cuidados com o cabelo e unhas, spa e cosméticos.

Os cursos profissionalizantes preparam os esteticistas para todos esses cuidados básicos, avaliações e indicações de tratamento que dividem práticas laboratoriais e atendimento ao público.

3- Meio Ambiente

A preocupação com a preservação ambiental e obrigatoriedade das empresas a se posicionarem em prol da sustentabilidade, tem gerado a crescente busca por profissionais da área.

Para que as empresas ajustem seus processos e obedeçam leis de proteção ambiental, é preciso profissionais para acompanhar e cobrar a execução dessas medidas.

Os profissionais  do setor de meio ambiente devem estar preparados para verificar a aplicação da legislação ambiental vigente e orientar empresas da melhor forma possível.

4- Segurança do trabalho

A legislação de segurança para o trabalhador e o crescimento da construção civil no Brasil, tem demandado cada vez mais profissionais do setor de segurança do trabalho.

Os técnicos de segurança do trabalho são responsáveis por aplicar as normas de segurança e verificar o uso de equipamentos de proteção individual e até mesmo as condições de trabalho oferecidas.

5- Geoprocessamento

A preocupação com o meio ambiente e o avanço tecnológico também deu nova vida a outros setores.

O geoprocessamento é o campo de estudos dos aspectos e condições dos terrenos, avaliados através de ferramentas tecnológicas.

O especialista observa as condições dos terrenos e utiliza ferramentas automatizadas para realizar a avaliação, muito útil para construtoras e de acordo com suas necessidades.

Os dados captados pelo profissional, também contribuem para o sistema de mapeamento digital como um todo.

Os avanços tecnológicos têm despertado várias áreas profissionalizantes, que precisam cada vez mais de mão de obra qualificada.

Consequentemente o crescimento do uso de ferramentas tecnológicas, irá demandar cada vez mais profissionais especializados no setor de tecnologia.

Comece a conquistar o mundo agora mesmo e conheça os cursos profissionalizantes ofertados pela People Divinópolis!

Cursos técnicos mais bem pagos

cursos tecnicos mais procurados no mercado de trabalho
Qual o curso técnico que paga melhor?

Alguns cursos técnicos e profissionalizantes possuem alta demanda de especialistas qualificados no mercado e devido a falta desses profissionais, essas áreas possuem os melhores salários.

Entre os setores mais bem pagos, considerado o salário inicial do colaborador, os cursos técnicos com melhor remuneração no momento são:

Quais as vantagens em optar por um curso profissionalizante ou técnico?

  • Alta empregabilidade
  • Curta a média duração
  • Custo reduzido, em comparação com a graduação
  • Conteúdo objetivo
  • Foco na área profissional

Como começar em um curso profissionalizante?

Existem diversas ofertas de cursos profissionalizantes presenciais e online, o primeiro passo é escolher o setor de atuação.

Tecnologia, gestão, saúde? São diversas opções e níveis de qualificação, do básico ao técnico.

Os cursos profissionalizantes e técnicos também oferecem cursos de aperfeiçoamentos nas áreas escolhidas e novas técnicas para os especialistas.

Os setores de serviços estão sempre passando por atualizações de mercado e necessitam de profissionais atentos!

Já estão disponíveis na rede cursos profissionalizantes e técnicos no formato EAD – educação a distância.

Esses cursos oferecem as mesmas condições dos cursos presenciais quanto a conteúdo pragmático e valores de mensalidades e são uma boa opção para quem não tem muito tempo disponível.

Os cursos profissionalizantes e técnicos presenciais possuem todas as vantagens apresentadas acima e incluem práticas técnicas e laboratoriais essenciais para a atuação do profissional no mercado.

Conheça as opções disponíveis na People Divinópolis, aulas presenciais, métodos exclusivos de ensino, muita tecnologia e prática para te deixar preparado para o mercado de trabalho! 

Fale Conosco Agora!
1
Fale Conosco!
Olá! Tudo bem?
Podemos lhe ajudar na escolha de sua qualificação?