fbpx

Quais são os melhores cursos para jovens de 12 anos? A pré-adolescência, fase que compreende o período de 10 a 14 anos, é uma fase de crescimento físico e psíquico.

Essa energia extra precisa ser canalizada para algo produtivo, cursos e atividades fora da rotina escolar, podem ajudar!

Existem diversos cursos de férias, profissionalizantes, idiomas e esportes para preencher a rotina nessa fase energizante.

A lista de cursos para fazer na adolescência é longa, o jovem não é mais uma criança então já possui coordenação motora, sabe ler e escrever com facilidade.

Incentivar o aprendizado nessa fase é muito importante e pode auxiliar no desenvolvimento de um adulto responsável.

Listamos 5 cursos interessantes para adolescentes

Confira a lista que a People Divinópolis preparou dos melhores cursos para fazer na adolescência. Essa lista foi pensada no mercado atual, aliando com o interesse dos jovens de hoje.

cursos para fazer na adolescencia

1 – Culinária (Chef Teen)

A gastronomia tem se popularizado na cultura brasileira graças aos reality show de culinária, ao mesmo tempo, a facilidade de refeições prontas e fast food tem gerado jovens adultos que não sabem cozinhar.
A preocupação em criar crianças que se tornarão adultos independentes e capazes é crescente e a adolescência é a fase de transição desse aprendizado.

Os cursos de Mini Chef e Chef Teen estão cada vez mais comuns e populares, normalmente são cursos curtos que acontecem no período de férias e ensinam aos jovens a preparar refeições simples até pratos mais elaborados e doces.

2- Inglês

Os cursos de idioma sempre foram considerados importantes na vida dos jovens adolescentes.

Hoje, mais do que nunca, o inglês como segunda língua é essencial para abrir portas para o mercado de trabalho e para o mundo globalizado.

A era da tecnologia tem nos apresentado cada vez mais conteúdos, produtos e serviços em inglês.

Não existe idade para aprender um novo idioma, mas começar em uma idade de desenvolvimento, como a adolescência, pode ser muito produtivo para o estudante.

O inglês é a principal língua do discurso internacional e uma das mais faladas do mundo, sendo o principal idioma utilizado como segunda língua em todo mundo. Conheça as opções que oferecemos e agende uma aula experimental grátis em nosso curso de inglês em Divinópolis!

3- Informática

Uma ferramenta básica do mundo moderno é a informática.

No passado, era necessário fazer um curso para ter acesso a um computador e aprender a utilizar suas ferramentas mais básicas.

Nos dias atuais, os adolescentes já nasceram em contato com a tecnologia e acesso a internet e essa habilidade parece ser inerente a eles.

Mas, não é. Ainda é importante conhecer as ferramentas básicas de um computador de mesa e algumas habilidades como word e excel são fundamentais para a vida profissional e acadêmica.

Os cursos de informática ainda estão no mercado, atualizados e preparados para o desafio de ensinar adolescentes totalmente conectados.

Conheça mais sobre o nosso curso de informática em Divinópolis!

4- Artes e Artesanato

As habilidades manuais são muito importantes para o desenvolvimento da coordenação motora de crianças e adolescentes.

A energia extra da adolescência precisa ser extravasada e gastar essa energia com as artes e trabalhos manuais são uma ótima opção.

Trabalhar a criatividade além de florescer talentos, desenvolve diversas habilidades.

Os cursos de artes e artesanato são facilmente encontrados como opções de cursos de férias e workshops de curta duração.

5- Lógica de programação, jogos e robótica

Os cursos na área de tecnologia vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e não pense que esses cursos são exclusivamente para adultos.

Algumas escolas já estão inserindo em seus currículos, disciplinas que envolvem tecnologia, programação e robotização.

A programação e automatização já está presente em nossas vidas e pode ser muito mais simples do que imaginamos.

Os adolescentes são grandes fãs da tecnologia e curiosos para descobrir seu funcionamento básico, os cursos de lógica de programação, desenvolvimento de jogos e robótica já são oferecidos para crianças a partir de 8 anos em algumas instituições.

Confira nosso artigo incrível sobre os projetos feitos em arduino que podem te inspirar.

Geração Z: O que os jovens precisam aprender?

Cursos para jovens de 12 anos

A geração Z (1990-2010) já nasceu em contato com a internet e isso tornou o mundo em que eles vivem, muito mais previsível.

Os adolescentes que já nasceram em contato com smartphones, aplicativos e o uso intensivo da tecnologia, se sentem no controle de suas vidas e com o poder de evitar imprevistos.

Os jovens adolescentes da geração Z são pragmáticos, comunicadores e conversadores, indefinidos, pois buscam quebrar estereótipos e meme thinkers – fazedores de memes, já que criaram essa nova forma de se expressar.

Essa geração será a mais inovadora de todas, isso porque elas não se baseiam nas tradições das gerações anteriores, suas possibilidades são infinitas.

A transparência, respeito e ética devem ser importantes para estes jovens, assim como o acesso à informação e possibilidade de fazer o que se gosta.

Para o adolescente da geração Z é importante saber fazer: tecnologia, música, arte, idiomas e seu encontro com o mundo globalizado.

Confira também o nosso artigo: Meu filho tem preguiça de estudar

Cursos gratuitos para jovens do ensino fundamental

Instituições como o SENAC e SENAI estão frequentemente ofertando cursos de férias e curta duração gratuitos e que incluem crianças e adolescentes.

Os jovens podem buscar cursos de férias para iniciar em uma área de conhecimento para depois buscar um curso profissionalizante ou técnico de sua preferência.

Algumas escolas também oferecem atividades e workshops de férias para aprender um pouco sobre uma área específica ou até complementar ao ensino fundamental.

As artes, culinária e artesanato são os mais oferecidos como atividades de curta duração no período de férias, fique atento a programação de escolas e instituições de ensino próximas a você.

Curso de férias e idiomas para crianças

Uma boa maneira de introduzir a criança ou adolescente em cursos de férias e curta duração é oferecendo opções.

Uma rotina preenchida e estimulante são essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ofereça opções que incluam esportes, atividades complementares e a possibilidade de aprender algo novo.

Os cursos de idioma por exemplo, são atividades complementares à grade curricular do adolescente.

Aprender um novo idioma é essencial para a vida acadêmica e iniciar esse aprendizado no ensino fundamental pode ser uma ótima preparação para o ensino médio e vestibular.

Uma grande dúvida que cerca os cursos de idioma é a idade ideal para se começar. Na verdade, não existe uma idade certa, mas aprender um idioma na fase de alfabetização pode ser mais fácil para o estudante.

Alguns cursos oferecem aulas para crianças a partir dos 3 anos de idade, mas a partir dos 8 anos já é uma boa idade para se começar.

Aprender algo novo é sempre estimulante, então insira nessa lista opções de cursos de tecnologia, gestão e informática. Além disso, esses cursos podem florescer novos talentos e abrir portas para o mercado de trabalho.

Cursos para jovens de 12 anos? Aposte na robótica!

cursos para aprender a programar e robótica

O curso de robótica é um dos favoritos entre os adolescentes.

Movidos pela curiosidade e todas as possibilidades que a tecnologia permite, os jovens se sentem motivados e cheio de ideias!

A união da robótica e gamificação tem se popularizado entre os adolescentes que se sentem estimulados a criar projetos e até mesmo aplicativos inovadores. Incentivar a criatividade através da tecnologia pode gerar resultados incríveis!

Considere as opções oferecidas pela People Divinópolis e agende uma visita para conhecer nossos cursos de idiomas e tecnologias, prepare-se para o futuro.

Fale Conosco Agora!
1
Fale Conosco!
Olá! Tudo bem?
Podemos lhe ajudar na escolha de sua qualificação?