fbpx

Inglês instrumental, você sabe o que é? 

O inglês instrumental é uma metodologia de ensino do inglês também conhecida como ESP – English for Specific Purpose, ou Inglês para fins específicos.

Escolha um curso de inglês dinâmico, fácil e objetivo, conheça as opções disponíveis na People Divinópolis e agende uma aula experimental gratuita. 

O que significa inglês instrumental?

O inglês instrumental possui esse nome, pois trata-se de uma metodologia de treinamento instrumental dessa língua. 

Ou seja, o idioma utilizado como um instrumento e ensinado para fins específicos, que pode ser por exemplo, o ensino da língua para o mundo dos negócios. 

Essa metodologia surgiu no Brasil por volta dos anos 70 com a metodologia ESP – inglês para fins específicos, nessa época muito utilizado por alunos e professores de graduação, mestrado e doutorado para ler artigos e livros acadêmicos em inglês. 

Para aprender qualquer idioma, inclusive o português, é necessário trabalhar 4 habilidades: ler, escrever, ouvir e falar. 

Os cursos de idioma normalmente trabalham todas as habilidades durante suas atividades, muitas vezes sendo um pouco de cada em todas as suas aulas.

O inglês instrumental trabalha o idioma para um objetivo específico, sendo assim muitas vezes, trabalha uma habilidade por vez. 

A habilidade mais trabalhada no inglês instrumental brasileiro é a leitura

A origem da prática do inglês instrumental no Brasil se deu pela necessidade de capacitar alunos e professores acadêmicos, na leitura de textos e artigos em inglês. 

Para que serve o inglês instrumental?

qual a importância do inglês instrumental

Depois de conhecer um pouco mais sobre essa metodologia de ensino, você deve estar se perguntando para que serve o inglês instrumental. 

O inglês instrumental só é útil para trabalhar a leitura de artigos em inglês? 

Eu posso trabalhar outra habilidade além da leitura? 

Eu posso utilizar o inglês instrumental para estudar para o ENEM?

A metodologia conhecida como inglês instrumental serve para o estudo rápido e preciso da língua inglesa, voltado para um objetivo específico. 

Os objetivos mais comuns são voltados para a área profissional, focado nisso, o instrumental trabalha vocabulário, leitura e pontos fundamentais da área em específico. 

O inglês instrumental pode ser focado em uma das habilidades de aprendizado, mas normalmente é focada na leitura. 

A técnica instrumental é muito procurada por profissionais da área acadêmica, tecnologia, direito e medicina, já que a maior parte dos artigos são publicados em inglês. 

Uma área crescente na procura pela metodologia instrumental é a área de turismo e finanças, o turismo por exemplo, pode focar nas habilidades de leitura e fala.

O contato com o vocabulário específico da área estudada, o conhecimento profissional e os objetivos pessoais do estudante, faz da metodologia um verdadeiro instrumento para avançar no idioma.

Mas, não é só no mundo dos negócios que o inglês instrumental têm se popularizado. 

O inglês instrumental também é ideal para quem precisa aprender rápido o idioma, focado nos estudos para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, vestibular ou concurso público.

Técnicas de leitura do Inglês Instrumental

Apesar do conceito simples, o inglês instrumental não é tão fácil quanto parece, a técnica exige tanto esforço e dedicação quanto qualquer curso de idiomas. 

Aprender uma nova língua sempre exige dedicação e estudo, no inglês instrumental não é diferente.

Já existe no mercado, cursos e escolas especializadas no inglês instrumental. 

Para atender esse público, alguns professores desenvolveram técnicas e métodos efetivos no ensino da leitura da língua inglesa. 

Assim como, criaram testes de proficiência para estes fins e também focados em outras habilidades instrumentais. 

Para trabalhar a habilidade leitura, existem duas técnicas muito populares no inglês instrumental, são elas o Skimming e o Scanning. 

Essas técnicas de leitura utilizadas pelo inglês instrumental, também são estratégias de leitura, aplicadas para ajudar a traduzir textos mais rapidamente e identificar informações.

Qual a diferença entre Skimming e Scanning?

Qual a diferença entre skimming e scanning?

Skimming e Scanning são estratégias de leitura e elas significam respectivamente ler superficialmente e ler rapidamente. 

Você sabe qual a diferença entre Skimming e Scanning? 

O Skimming consiste em observar o texto a fim de detectar o assunto geral do mesmo. 

Para aplicar a estratégia é necessário prestar atenção ao layout do texto: título, subtítulo, primeiras linhas ou resumo, últimas linhas do texto ou de cada parágrafo e informações visuais, porém sem se preocupar com os detalhes. 

Ou seja, uma lida superficial do texto.  

No Scanning o leitor corre os olhos pelo texto em busca de uma informação específica. 

Essa estratégia não exige uma leitura completa do texto e nem entra em detalhes do mesmo. 

Essa técnica é muito utilizada na leitura de dicionários e índices de livros e artigos.

O Scanning também é uma estratégia que identifica palavras-chave na interpretação de textos e pode ser bem utilizada em provas e testes de proficiência

Como aprender a ler textos em inglês?

O inglês instrumental no Brasil se destaca por usar a leitura como base de aprendizado, mas você sabe como aprender a ler textos em inglês?

As técnicas de Skimming e Scanning podem te auxiliar a aprender a ler textos em inglês. 

A leitura do idioma não exige uma tradução palavra por palavra, mas a aquisição de vocabulário é importante para a leitura em inglês.

Antes de iniciar sua leitura, escaneie rapidamente o conteúdo do texto.

Aplicando a estratégia de Skimming, observe títulos, conteúdos visuais e palavras chave dentro do texto. 

Tire alguns minutos para analisar o texto e sua estrutura, conseguiu descobrir qual o assunto principal?

Não tente entender cada palavra que você está lendo, mas se possível treine com a ajuda de um dicionário para trabalhar seu vocabulário, com o tempo, você vai saber as traduções automaticamente.

Faça o exercício de ler em voz alta e quebrar frases muito compridas para traduzir mentalmente. 

Se estiver lendo um artigo muito específico por exemplo, algumas sentenças podem ser longas e você pode se perder na interpretação. 

Faça pausas, compreenda uma parte e siga para a próxima.

Está se preparando para uma prova ou teste de proficiência?

O Scanning pode ser muito útil em testes, para aplicar a técnica observe as dicas:

  • Leia a questão e identifique sua palavra chave;
  • Não comece lendo o texto;
  • Localize a palavra chave no texto;
  • Leia repetidamente os trechos que contém a palavra chave,  a resposta provavelmente está perto dela.

Quer aprender inglês com aulas presenciais, material didático completo e inovação na aprendizagem? 

Agende uma aula experimental gratuita e conheça a People Divinópolis. 

Quais os melhores métodos para adquirir conhecimentos em inglês?

Quais são as estratégias de leitura?

Aprender um idioma requer dedicação e esforço, o processo de aprendizado é diferente para cada pessoa e pensar no estudo individual é muito importante. 

Como você aprende melhor? Através de vídeos? Leitura? Escrita? 

O inglês instrumental é um método eficaz para estudar e treinar a leitura do idioma e pode ser uma porta de entrada para a fluência no idioma. 

Têm dúvidas se quer aprender inglês?

Experimente as técnicas do inglês instrumental para conhecer melhor o idioma, seja através da leitura ou de outra habilidade que você considere mais prática como a audição – ouvindo músicas e vendo documentários em inglês. 

Como aprender o inglês instrumental sozinho

Aprender e aplicar as técnicas da metodologia do inglês instrumental é aprender  se envolver com a língua inglesa como um todo, porém focando na leitura como meio de aprendizado.

Escolha uma área do seu interesse e aplique essas dicas para experimentar a metodologia do inglês instrumental sozinho:

  • Aprenda palavras e aumente seu vocabulário. Isso não é sobre memorizar traduções e sim, tentar compreender palavras importantes: anote as palavras, revise-as e estude.
  • Conviver com o idioma é uma dica muito importante quando se estuda uma língua, seja ela qual for. Conhece o desafio de imersão?
  • Leia essas 7 dicas para aprender inglês fluente rápido
  • Conheça as palavras mais comuns e aplique as estratégias de leitura. O inglês instrumental tem como foco leitura de palavras dentro de uma área de conhecimento específico, quais as palavras você precisa conhecer?

Quer treinar todas as suas habilidades em inglês?

Speak, Listen, Writing e Reading?

Conheça as opções oferecidas pela People, escola de inglês em Divinópolis, metodologia exclusiva de ensino e suporte dentro e fora da sala de aula.

Fale Conosco Agora!
1
Fale Conosco!
Olá! Tudo bem?
Podemos lhe ajudar na escolha de sua qualificação?