fbpx

A importância da tecnologia na aprendizagem tem papel fundamental em nossas vidas (e não seria diferente no campo educacional).

A didática tradicional está fora de contexto na era digital, a nova geração já nasceu com acesso a internet e sabe muito bem que ela é uma excelente ferramenta de aprendizagem. E nós, adultos, sabemos utilizar os benefícios da tecnologia na educação?

Seja para otimizar processos ou expandir a sala de aula, os educadores estão atentos em como a tecnologia pode auxiliar no ambiente educacional, mas nem sempre encontram os meios para fazê-lo. A tecnologia envolve tantos componentes que pode ser complicado escolher a ferramenta correta para colocar essa teoria em prática.

O que é e qual a importância do uso da tecnologia na aprendizagem?

A tecnologia envolve o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam em processos, podem ser eles de comunicação, científicos, técnicos, etc.

A evolução de ferramentas em diversas áreas integram o avanço tecnológico, que vai muito além dos componentes que fazem parte da nossa rotina, como computadores e smartphones.

Todo suporte criado pelo homem com a intenção de simplificar tarefas ou seu modo de vida e geral, fazem parte do que é considerado tecnologia.

O avanço tecnológico vem desde os primórdios, começando com a invenção da roda e chegando no mundo moderno, repleto de soluções robotizadas e ferramentas de última geração.

Na educação, a integração da tecnologia é um processo inadiável, isso porque nossas crianças e adolescentes já conhecem esses elementos básicos, como uma extensão de seu próprio ser.

O smartphone, por exemplo, nada mais é do que um pequeno computador, ele possui acesso a internet, realiza chamadas de áudio e vídeo, permite o acompanhamento em GPS, dentre outras funcionalidades e não saímos de casa sem ele.

Processo e tecnologia no aprendizado

Estudantes entendendo a importância da tecnologia na aprendizagem

O processo de aprendizagem, apesar de possuir etapas, é completamente individual. Cada criança possui um ritmo diferente de aprendizado, facilidades e dificuldades, enfrentando diferentes barreiras dentro desse processo.

O que é aprender pra você? Seria decorar ou praticar algo novo? 

O processo de aprendizado também é um processo de desenvolvimento humano e faz parte do nosso crescimento. Uma criança aprende melhor quando ela partilha experiências no seu cotidiano, e faz dessas teorias uma prática.

E se esse processo for uma receita de bolo, alguns resultados podem ser diferentes do que o esperado, já que cada criança tem uma base de aprendizado diferente.

O uso da tecnologia no processo de aprendizagem permite a criação de estratégias diferentes e aplicabilidade no meio educacional, levando em consideração que individualidade de cada criança. O processo educacional através da tecnologia permite potencializar forças e minimizar as fraquezas.

O acesso à informação é essencial dentro do processo educacional e a tecnologia permite a democratização da informação, que não era tão possível na era das enciclopédias. Antes, a única forma de conhecer sobre a história era através dos livros, hoje, podemos conhecer diversas culturas e países, navegando pela internet (consultando a Wikipédia, por exemplo).

O uso da tecnologia nas escolas

Qual a importancia da tecnologia na sala de aula

Muito se tem falado sobre a sala de aula expandida, um lugar que não é limitado por suas paredes ou por sua grade curricular. Seja na educação básica ou na graduação, a tecnologia tem permitido a criação de atividades atrativas para os estudantes.

O uso da tecnologia aliado ao conteúdo pedagógico, cria caminhos que auxiliam no aprendizado efetivo. A educação tradicional traça estratégias repetitivas que levam o estudante ao cansaço e não provocam interesse pela prática, as atividades que envolvem tecnologia podem quebrar esse padrão.

Dicionários virtuais, blogs, e-books, vídeo- aulas e conteúdos online interativos, como jogos e atividades virtuais, podem ser ótimas ferramentas tecnológicas para auxiliar no aprendizado de diversas disciplinas. Mas, a informática, é essencial para a utilização dessas ferramentas.

O computador é o principal instrumento nesse processo e possuir o conhecimento em informática é fundamental. Seja na vida escolar ou no mercado de trabalho, a tecnologia está presente em diversas áreas, através de computadores, tablets e smartphones.

Essa nova geração já está apta para utilizar essas ferramentas em um nível básico, mas um curso de informática profissionalizante pode proporcionar os conhecimentos complementares que o mercado de trabalho exige, conheça as ofertas da People.

Benefícios da tecnologia no processo de aprendizagem

O papel da tecnologia na educação

A tecnologia aliada a educação, vem para transformar a sala de aula em um ambiente motivador, criativo e inclusivo. Esse novo ambiente precisa envolver, não só os estudantes, mas também pais e professores.

Através da tecnologia a informação se torna mais interessante, os processos lúdicos e interativos, permitem um processo de aprendizagem leve e interessante que dá autonomia aos estudantes e compreende suas individualidades.

Seja qual for a disciplina ou o conteúdo, o aprendizado precisa ser inclusivo e estimulante, veja abaixo alguns benefícios da tecnologia aliada ao aprendizado:

  • Aumenta a atenção;
  • Estimula a interação;
  • Diminui o desinteresse e cansaço;
  • Respeita a individualidade do aluno;
  • Cria autonomia;
  • Gera interesse;
  • Estimula a criatividade;
  • Cria novos caminhos mentais de aprendizagem.

O uso da tecnologia permite a transformação do processo educacional, a gamificação e realidade virtual são ferramentas importantes na criação de novas estratégias no campo educacional.

Mas isso não se limita a educação escolar básica, o estímulo pode ir além e sugerir caminhos profissionalizantes para o estudante em formação.

Os aplicativos também são ótimos aliados como ferramenta de estudo de idiomas e na criação de raciocínio lógico através de jogos de quebra-cabeça, teste seus conhecimentos, memória e outros.

O conteúdo multimídia também tem se tornado um grande canal de aprendizado, o YouTube por exemplo, possui diversos conteúdos disponíveis de forma gratuita, documentários; vídeos de experiências científicas; canais de fatos desconhecidos; vídeos aulas e muito mais.

São diversas as ferramentas que podem auxiliar no processo de aprendizado e é indiscutível a importância que a tecnologia possui na aprendizagem nos dias atuais.

A facilidade do acesso à informação permitem a criação de um mundo cada vez mais globalizado e inclusivo, que entende as necessidades e atenda as expectativas dos pais e dos estudantes, que são os maiores interessados nesse processo. 

A educação só é possível quando se quebra barreiras e se compartilha o conhecimento, para criar caminhos mais efetivos, conte com as soluções da People e conheça nossos cursos

Fale Conosco!