fbpx

Você realmente sabe qual a importância do Inglês no mercado de trabalho?

Considerado idioma mundial, o inglês tem se tornado cada vez mais indispensável no mercado de trabalho.

A fluência na língua inglesa é resultado do mundo globalizado e a necessidade cada vez maior de comunicação entre diferentes nacionalidades.
A língua inglesa se tornou idioma universal e sua tradução se tornou um condutor entre diversas línguas.

Documentos oficiais, turísticos e livros, por exemplo, sempre são publicados em sua língua oficial e no inglês, que trabalha como um unificador de diversas culturas.

A importância do inglês na vida pessoal

A importância do inglês na vida pessoal
A importância do inglês na vida pessoal

O inglês possui o maior vocabulário do mundo e como já citamos, é a língua oficial da globalização.

Isso porque além da representatividade do idioma falado, o inglês também é a língua exigida no meio acadêmico.

Mesmo em países onde o inglês não é  língua oficial como no Brasil, ele é exigido como segundo idioma em teses e projetos de pesquisa.

Para o turismo o idioma é considerado quase oficial, isso porque não importa em qual país você esteja, é comum encontrar placas, mapas e guias em inglês.


A comunicação também é facilitada através da língua, guias e prestadores de serviços,  costumam se comunicar com estrangeiros adotando o inglês como língua oficial.


Está mais do que claro que a hegemonia do inglês perdurará por muitos anos na  história mundial e tem feito cada vez mais parte do nosso dia a dia.

A cultura se enriquece através da língua e nos permite ultrapassar barreiras geográficas, e aí, você está preparado para o mundo globalizado?

A importância do inglês no mercado de trabalho

A importância do inglês no mercado de trabalho
A importância do Inglês no mercado de trabalho hoje em dia

Você sabe qual a importância da fluência em inglês para o mercado de trabalho? Pré-requisito ou exigência mínima?

Já vimos que o inglês é essencial no mundo globalizado e é importante saber como se preparar para o mercado de trabalho.
O inglês já foi considerado um diferencial pouco exigido pelos empregadores, mas se tornou pré- requisito e até mesmo competência básica para algumas áreas de conhecimento.

O mercado de trabalho está em busca de pessoas fluentes, essa competência costuma ser questionada e avaliada ainda nas primeiras etapas de um processo seletivo.

Qual nível de inglês exigido no mercado de trabalho?

ingles e o mundo do trabalho
Inglês e o mundo do trabalho…

Em casos de vagas onde existe a exigência do inglês, saber apenas o básico não é suficiente, é preciso ter um conhecimento mais avançado do idioma, principalmente no vocabulário que intercede com a área pretendida.

É comum em vagas onde o inglês é requerido, o candidato deve classificar seu nível em básico, intermediário e avançado.

Essa nomenclatura é muito utilizada nas escolas de inglês para classificar o nível do aluno, sendo básico o nível que o estudante consegue compreender e utilizar algumas frases durante a comunicação.

No intermediário a pessoa possui uma boa fluência na língua, consegue produzir pequenos textos e compreender a maioria deles, já no nível avançado, fluência em leitura, escrita e comunicação devem ser dominadas.

Não adianta só colocar o inglês no currículo, saiba que as empresas estão preparadas para testar seus conhecimentos, utilizando principalmente o vocabulário comum ao cargo pleiteado.

Antes da contratação o empregador pode submeter o candidato a uma entrevista em inglês, para atestar a fluência em sua comunicação e nível de entendimento, um teste escrito ou solicitar certificados de proficiência no idioma.

Para os profissionais que buscam uma carreira de sucesso, principalmente nas áreas relacionadas à tecnologia, comunicação e exportação, devem estar cientes que o nível básico não chega a abrir portas no mercado de trabalho.

Hoje, além de pré-requisito, a fluência no idioma tem sido competência básica que pode garantir um ganho salarial maior e um cargo superior dentro de uma grande empresa.

A vivência da língua inglesa é fundamental para o mercado de trabalho, e não necessariamente essa vivência precisa ser através de um intercâmbio ou viagem de negócios.
A conversação é essencial para a fluência de um idioma e ela pode ser praticada através de cursos e escolas de inglês, aplicativos e sites. 

Existem diversos cursos de inglês voltados para o mercado de trabalho, que potencializam as ferramentas necessárias para a aplicação do idioma dentro da rotina corporativa, treinam a conversação e melhoram a fluência do usuário.

A People possui metodologia própria que considera cada fase de aprendizado, para crianças, adolescentes e adultos.

5 Profissões que exigem inglês fluente

Profissões que exigem inglês fluente
Profissões que exigem inglês fluente

Para essas 5 áreas de atuação o inglês é fundamental e a remuneração está a altura!

1- Tecnologia da informação

A área de TI é uma das mais crescentes nos últimos anos e permanece nas listas que contratarão nos próximos anos.

E para trabalhar com tecnologia é preciso estar bem informado, a maioria dos conteúdos da área ainda são produzidos no inglês e o tráfego estrangeiro da área exige profissionais fluentes.

2- Turismo

O turismo tem ganhado grande destaque devido a globalização e a profissão turismólogo tem se tornado cada vez mais comum.

Não somente o curso de turismo, mas também o curso de relações internacionais, formam profissionais capazes de criar pontes que ultrapassam os limites geográficos e por isso é essencial que esses profissionais tenham domínio da língua inglesa.

3- Marketing

Repleto de termos em inglês, inclusive o próprio nome, o marketing tem sido uma área de grande valor dentro das companhias, principalmente as multinacionais.

E é claro, que para integrar essas equipes estratégicas, o profissional de marketing precisa contar com o domínio da língua inglesa.

4-Comércio exterior

O Brasil é um grande exportador agrícola e aqui incluímos todos os profissionais que fazem parte desses processos: administradores, contadores, equipe comercial.

É preciso estar preparado para lidar com clientes estrangeiros dentro do ramo de exportação e você não vai querer ser passado para trás, não é mesmo? O inglês é fundamental para quem pretende atuar na área.

5- Engenharia

A popularidade dos cursos de engenharia resultou numa enorme remessa de profissionais dessa área, mas será que eles possuem as qualificações necessário que o mercado exige?

Devido ao grande número de clientes estrangeiros, a engenharia está buscando cada vez mais profissionais fluentes na língua inglesa.

Exigência do inglês no mercado de trabalho: Quando começar?

importancia do ingles no mercado de trabalho em diferentes carreiras
A hora de começar é agora!

Se o inglês é tão essencial para nossa vida pessoal e profissional, quando podemos começar?

Muito se discute sobre a idade ideal para se iniciar os estudos de um segundo idioma, a facilidade de aprendizado das crianças, nos leva a crer que essa é a melhor idade.

Na verdade, cada pessoa possui um processo de aprendizado diferente, de acordo com seus limites e desenvolvimento.

A idade chamada de pré- adolescência é uma boa idade para o aprendizado, o método próprio utilizado pela People, aceita crianças a partir de 8 anos.

A adolescência, fase que compreende de 12-18 anos, é um período de grande absorção de conhecimento.

Para o desenvolvimento da fluência, além de absorver, é preciso reter e utilizar a informação e isso acontece a partir da geração de interesse.

Começar um curso de inglês nessa idade pode ser extremamente vantajoso a longo prazo, principalmente para essa nova geração, que nasceu conectada a internet, onde o contato com a língua é amplificado.

O inglês na adolescência permite um melhor preparo acadêmico o estudante, que posteriormente abrirá portas no mercado de trabalho.

Quem inicia o aprendizado mais cedo terá um diferencial importante para entrar no mercado de trabalho, mas não se reprima pela idade, o inglês pode ser aprendido e assimilado em qualquer fase da vida e é essencial para o crescimento profissional. 

Continua com dúvidas? Agende uma aula gratuita e comece a escrever seu futuro bilíngue. 

Fale Conosco Agora!
1
Fale Conosco!
Olá! Tudo bem?
Podemos lhe ajudar na escolha de sua qualificação?