fbpx

A importância da robótica na educação é uma ajuda para vocês, pais, a entenderem o real motivo de incentivar seu filho a estudar robótica.

O estudo da robótica vai além da tecnologia. Na verdade a robótica é o meio, não o objetivo final. Assim como a tecnologia deve ser usada como ferramenta no dia a dia, a robótica é uma ferramenta pedagógica para a sala de aula que proporciona ao aluno organização, vivência de trabalho e realização em grupo, melhoria do relacionamento interpessoal, uso da matemática, física e língua inglesa de forma prática e o conceito de analisar e criar soluções para problemas existentes.

O que é Robótica?

Robótica é o termo que usamos para reunir as fases de planejamento, projeto, montagem e programação de equipamentos eletrônicos, entre eles robôs, para executar determinadas tarefas de forma automática.

Alguns exemplos de funcionalidades de equipamentos e sistemas que podemos fazer com a robótica:

  • Acender a luz de sua casa ao entrar
  • Detectar a presença de alguém e fazer a ligação para um celular
  • Automatizar a irrigação de sua horta caseira
  • Enviar uma mensagem de texto sempre que você esquecer o portão da garagem aberto
  • Fazer robôs dos mais variados e diversos tipos
  • Construir protótipos de carros autônomos
  • Criar robôs para competição
  • e muito mais pois depende da imaginação de cada um….

Origem da Robótica

De onde surgiu a idéia de se ensinar robótica na escola?

Em 1960. Isto mesmo.(não se assuste, a internet tem sua origem em 1945. Na segunda guerra mundial).

O idealizador é Seymour Papert, também criador de uma linguagem chamada LOGO, inicialmente direcionada a crianças, quando computadores ainda eram algo distantes da população em geral.

Qual seu objetivo? 

Permitir ao educando (aluno) construir seu próprio conhecimento através de alguma ferramenta – neste caso o computador e robôs especificamente.

Relevância ao longo dos anos

A robótica tem se modernizado e acompanhado as diversas fases produtivas por qual passa a humanidade. 

Antes utilizada para automação industrial em substituição do ser humano em tarefas repetitivas, agora ela passa por uma transformação para realizar tarefas com tomada de decisões. 

Tecnologias criadas

a importância da robótica na educação mostrada em filmes

Para se ter uma ideia, um robô é composto pela parte mecânica (peças e componentes),  eletrônica (fontes de energia e circuitos) e a parte lógica (programação). Tudo reunido tem-se um robô capaz de executar diversas tarefas. O princípio é o mesmo de grandes inovações tecnológicas.

Conduzir e estacionar um carro elétrico por exemplo. O que parece um luxo, é algo que preserva o meio ambiente, aumenta a mobilidade das pessoas e permite que a população (cada vez mais sexalecente) exerça seu papel fundamental.

Dentro da sala de aula os alunos conseguem trabalhar com a programação e robótica para simular situações problemas do dia a dia e encontrar respostas tecnológicas e inovadoras.

Futuro

Impressoras 3D, protótipos para serem construídos em casa, Internet das Coisas (IoT) e infra estrutura de comunicação fazem da robótica algo essencial pois através do conhecimento destas inovações e tecnologias as pessoas realmente terão a possibilidade de adaptar, criar e desenvolver verdadeiras soluções tecnológicas personalizadas.

O Home Office (trabalhar em casa) já é uma realidade e se desenvolve em uma velocidade incrível. A internet possibilita a distribuição de conhecimento de qualidade e nivela as pessoas pois passamos a ter o mesmo nível de informação antes restritos a um pequeno nicho de privilegiados.

O que chamamos de Indústria 4.0 (indústria inteligente na verdade) irá necessitar cada vez mais de profissionais 4.0.

A importância de estudar para o futuro: Começando a estudar robótica

Programação e Robótica é algo que você pode começar a estudar já no início da vida escolar. Há diversos tipos e níveis de projetos que podem ser utilizados de acordo com o conhecimento de cada aluno. Uma criança por exemplo irá trabalhar com projetos mais prontos, que retratam sua realidade. Sempre buscando os benefícios do desenvolvimento do trabalho em grupo. Já com o avançar do conhecimento e idade os projetos passam a ter objetivos de melhoria contínua e inovação na vida das pessoas.

Por onde começar a estudar robótica?

Por onde começar a estudar robótica?

Você pode começar a estudar a robótica dentro da sua casa. Com a internet. Há vários projetos disponíveis e no formato “step by step” (passo a passo). Desta forma já será possível criar vários protótipos e casos interessantes de estudo.

Verifique se há essa disponibilidade extracurricular dentro da própria escola. Aulas de robótica integradas na disciplina curricular são um incentivo a mais para instigar os alunos a buscar conhecimento prático para aquilo que eles aprendem em sala de aula.

Também é possível fazer cursos de robótica em escolas como a People. Nossa grade é adaptada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos respeitando seu desenvolvimento individual. 

A grande vantagem em estar ligado a uma metodologia inovadora de ensino é aproveitar ao máximo o potencial do aluno e fazer o desenvolvimento pessoal e profissional de forma intuitiva. Pode não parecer, mas os alunos gostam de trabalhos em grupo e interações sociais. Mas isto precisa estar organizado. O cuidado com os objetivos e direcionamento do grupo é essencial.

Materiais utilizados na educação de robótica

Podemos usar Kits de montagem de robôs disponíveis na internet a todo custo. Nós gostamos de utilizar, além dos kits educacionais, materiais reciclados de equipamentos eletrônicos disponíveis em DVD player, vídeo games, computadores antigos e uma infinidade de equipamentos eletrônicos disponíveis na forma de descartes.

Caso você tenha acesso, uma impressora 3D é importante para a produção das peças ou mesmo uma empresa que realize recortes em madeira.

Dentro de nossa sala de aula nós reunimos como materiais de robótica impressora 3D, Kits Educacionais e Materiais de reciclagem. Cada um com seus objetivos pois entendemos que é fundamental o aluno conseguir realizar seus trabalhos de forma autônoma, criativa com responsabilidade social e ambiental.

O que pode ser criado no início

Desde o início do uso da robótica o aluno já consegue produzir resultados interessantes. Uma simulação de um semáforo, um carrinho “estoura balão” para uma competição, um sensor de presença que indica se alguém entrou em um determinado ambiente são tarefas de automação simples, intuitivas e que geram resultado imediato dentro da sala de aula estimulando os alunos a buscar conhecimento.

Cursos Especializados em Robótica

Podemos dividir o estudo da robótica em fases:

Mecânica

O aluno na fase de planejamento da mecânica realiza tarefas integradas com física e matemática para dimensionar e planejar o projeto. Em um projeto de portão eletrônico por exemplo ele precisa calcular o peso, onde colocar os apoios e a forma como o portão será aberto de acordo com a maquete criada e impressa através da impressora 3D.

Eletrônica

Através da eletrônica o aluno consegue automatizar as tarefas e produzir controles de automação independentes.

Programação

É nesta fase que a criação e a atividade lógica são potencializadas. Após produzir a parte mecânica e eletrônica do projeto, o aluno passa a programar os robôs que ele mesmo criou. Um exemplo é um robô “seguidor de linha”, no qual é traçada a linha e através de sensores e programas o aluno precisa fazer o robô “enxergar” e andar pela linha demarcada. 


Esta é uma tarefa normalmente encontrada em algumas competições.

Um bom curso de programação e robótica deve ter uma grade completa que atenda a estas 3 áreas, além dos benefícios educacionais da robótica na questão do desenvolvimento humano.

Os Benefícios e a Importância da Robótica na Educação

Aluno desenvolvendo habilidades como importância da robótica na educação

A robótica educacional consegue reunir os atributos básicos e essenciais para instigar os alunos a buscar conhecimento e desenvolver suas habilidades.

Desafio: Aulas de robótica são desafiadoras. Começam com um problema e os alunos precisam planejar as soluções.

Convivência: Para cumprir os objetivos é preciso contar com o grupo. Todas as tarefas são planejadas para que o aluno tenha interação.

Realização: Início, Meio e Fim. O que hoje as crianças e jovens tendem a parar nos primeiros obstáculos, a competição de forma saudável e a realização pessoal na conclusão das tarefas e objetivos consegue fazer com que os alunos realmente produzam algo interessante.

CoWorking: Moderno conceito onde as pessoas compartilham os ambientes e recursos disponíveis. Isto é realizado dentro da sala de aula de robótica pois os alunos compartilham seus recursos e fazem um planejamento de como integrar os trabalhos. A construção de uma mini cidade automatizada é fruto do trabalho de várias equipes interdependentes e disciplinadas a entregar e integrar os resultados.

Lógica e Programação

Já se deparou com uma situação problema? Teve que pensar em todas as alternativas para resolver? Precisou tomar uma decisão? Inclusive quando haviam várias alternativas, você precisou ponderar qual era a melhor solução?

Isto é algo que se desenvolve com a Lógica e a Programação. E é estudando dentro do curso de Robótica! Isto mesmo, ao aprender a robótica é inevitável ter que programar. É a parte mais divertida. Fazer com que sua criação, seja ela um robô, carro de competição ou projeto de automação, ganhe “vida” e seja autônomo.

Ciência e Inovação

Robótica é o motor da transformação da indústria 4.0. Indústria 4.0 é a chamada indústria inteligente. A chamada “Quarta Revolução Industrial”.

Veja neste site os conceitos da indústria 4.0: http://www.industria40.gov.br/

Nesta revolução industrial o Big Data, a Robótica e a Inteligência Artificial possuem papel fundamental na transformação do trabalho.

Conceitos como Manufatura Aditiva (impressão 3D), Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Biologia Sintética e Sistemas Ciber Físicos são os componentes desta nova fase do desenvolvimento da humanidade. 

Esta é uma oportunidade única para as pessoas que estiverem preparadas para o mercado de trabalho 4.0, e isto deve começar dentro da sala de aula. O grande desafio dos países em desenvolvimento é ter um sistema de educação que acompanhe a evolução tecnológica no mesmo ritmo que o mercado de trabalho precisa.

Tecnologia

A importância da robótica no despertar para novas tecnologias

Aprender robótica é a forma como os alunos podem ingressar no mundo da tecnologia. Hoje os jovens são meros usuários de tecnologia. Conhecem, e muito, smartphones, jogos eletrônicos, consoles de videogame, aplicativos e sites.

Mas a questão principal: Conseguem produzir? Ou são somente usuários?

Com o estudo da programação e robótica há, já na fase inicial, o despertar para as novas tecnologias e o entender de como as coisas funcionam no mundo digital. Não é a toa que as principais empresas mundiais com inovação tecnológica estão ligadas de alguma forma a programação e robótica. Google, Microsoft, Facebook, Netflix, Amazon, são empresas que nasceram de base tecnológica.

A grande preocupação destas empresas é a falta de mão de obra qualificada para o crescimento.

Profissões

A computação como conhecemos hoje transformou absolutamente todas as profissões. Estamos em uma nova revolução. Muito mais rápida e transformadora. Estamos conseguindo integrar as tecnologias por meio de inteligência artificial e robótica.

Ao invés de listarmos quais profissões dependem da tecnologia, façamos o inverso. Quais não estão ligadas e não são dependentes?

Conclusão

Talvez você não esteja convencido da forma como seu filho deve estudar a robótica.

Mas com certeza já sabe que através dela o potencial dele será completamente desenvolvido. Estimule, incentiva, pesquise, conte com uma instituição de ensino como a People Divinópolis ou qualquer outra que realmente possua um objetivo pedagógico, disciplinar, curricular e humano no ensino desta maravilhosa tecnologia educacional.

Não perca mais tempo, inscreva-se agora nas próximas turmas! 

Fale Conosco Agora!
1
Fale Conosco!
Olá! Tudo bem?
Podemos lhe ajudar na escolha de sua qualificação?