fbpx

Quer saber como falar inglês fluente rápido?

Tenho um segredo para você, dedique-se. Neste artigo, preparamos 7 dicas fundamentais para ajudar você a falar inglês fluentemente de forma prática e rápida.

O inglês se tornou uma língua fundamental no mundo globalizado, apesar de não ser a língua mais falada do mundo, a importância do inglês nos dias atuais é inegável, ficando com o 2º lugar, o inglês é a língua mais importante do mundo comercial. Business, não é mesmo?

O inglês fluente abre portas no mercado de trabalho e não existe receita de bolo quando se trata de aprender inglês rápido.

Existe segredo para aprender inglês? Como falar inglês fluente rápido? 

Aprender inglês fluente rápido não tem receita de bolo
Não existe “receita mágica” para aprender inglês fluente rápido!

Não existe receita de bolo quando o assunto é aprender um novo idioma, o inglês é uma língua simples e super presente no nosso cotidiano!

A cultura pop está carregada de expressões e até gírias na língua inglesa, games, filmes e músicas podem nos auxiliar tanto na pronúncia, quanto na fluência do inglês. O que mais se questiona é: em quanto tempo eu posso me tornar fluente em inglês?

O tempo é relativo e pode ser diferente para cada pessoa, o que mais influencia na fluência rápida da língua são os métodos de estudo e a dedicação do aluno.

Vamos considerar aqui um tempo médio de 12 a 36 meses para uma pessoa se tornar fluente em inglês. 

Como aprender a falar inglês? Curso Online x Curso Presencial

Com o avanço da tecnologia e crescimento dos meios digitais ficou muito mais fácil aprender inglês sem sair de casa.

A internet está recheada de métodos, dicas, artigos e vídeos para te auxiliar nessa caminhada para o inglês fluente e rápido.

Para alcançar a rápida e correta fluência na língua inglesa você também vai precisar conhecer sua gramática, ou seja, suas regrinhas! Por isso considere investir em um curso de inglês completo, com o que você já aprendeu na rede vai ficar fácil avançar no nível básico e partir pra fluência.

Qual curso é o ideal para seu perfil de aprendizado: online ou presencial? O curso online conta com uma plataforma de videoaulas, exercícios e provas realizados de casa mesmo, através da internet.

Mas, se você não se sente confiante ou não se considera disciplinado para assistir as videoaulas e estudar de casa, aposte num curso presencial.  Um curso de inglês presencial possui diversos benefícios para você que quer ser fluente em inglês de forma rápida:

  • contato com outros estudantes;
  • foco nos estudos;
  • tirar dúvidas na hora;
  • material de apoio completo.

Conheça os cursos oferecidos pela People e agende uma aula experimental grátis! 

Falar Inglês fluente e rápido: 7 dicas poderosas!

7 dicas para falar inglês fluente rápido
Confira as 7 dicas para falar inglês fluente rápido!

Você não tem confiança em falar inglês? Não se considera fluente? Tem vergonha de conversar com nativos?

Listamos aqui 7 dicas poderosas para você alcançar a fluência de forma rápida.

1 – Comece a falar inglês agora mesmo!

Praticar desde o primeiro dia.

Você pode se considerar fluente em uma língua se você fala, escuta e escreve bem nesse idioma.

Para se considerar fluente em inglês você precisa entender o que está sendo dito, falar naturalmente o idioma e conseguir ler e escrever em inglês.

Então comece a praticar AGORA, imediatamente, a prática é o mais importante para a fluência em qualquer idioma. Não tenha vergonha de praticar!

2 – Utilize a tecnologia a seu favor para falar inglês!

Você vive em um mundo conectado, use a tecnologia ao seu favor!

Redes sociais, games, youtube, filmes, séries e música, treine seu inglês o máximo possível.

Assista vídeos com legenda, adicione pessoas nativas, faça amigos através dos games online e aproveite para praticar.

Existem também muito sites e aplicativos voltados para o aprendizado do inglês, faça exercícios online, participe de experiências de conversação.

A prática leva a perfeição, não é mesmo? 

3 – Aprenda frases e gírias da língua inglesa

O maior inimigo da sua fluência pode ser o medo de falar em inglês!

Para ajudar a criar situações reais de conversação, não estude somente vocabulário, treine sua pronúncia com frases comuns usadas em conversas e pesquise sobre gírias e regionalismos.

Os diversos sotaques presentes na cultura brasileira podem influenciar a pronúncia de palavras ou até mesmo estilo de linguagem nas diferentes regiões do nosso país.

Isso também acontece nos países gringos, o sotaque britânico por exemplo, é bem diferente do sotaque estadunidense ou até mesmo do canadense.

Cada região possui suas gírias e vícios de linguagem, pesquise, leia e treine seu ouvido para reconhecer essas diferenças. 

4 – Planejamento de estudos para falar inglês fluente rápido

Mas eu preciso estudar inglês o TEMPO TODO?

Claro que não!

Para falar inglês fluente rápido é importante separar um momento para os estudos, tanto no cursinho, como em casa.

Lembre-se disso: o inglês faz parte da sua vida agora, assim como o português.

Faça um planejamento semanal, dedique um tempo em que você se sinta confortável e produtivo, por exemplo, se você se sente mais disposto de manhã ou no período noturno, após a escola ou antes da aula.

Crie um planejamento que esteja de acordo com a sua rotina e faça dar certo!

Busque revisar as matérias estudadas no curso, liste suas dificuldades para dar maior atenção a elas e não sobrecarregue suas atividades. 

5 – A cultura do idioma

Falar inglês fluente rápido também depende da cultura do país
A cultura da língua inglesa

Nós somos movidos pela curiosidade, não é mesmo?

Para estimular sua vontade de aprender, faça pesquisas no seu tempo livre. Procure destinos que você gostaria de conhecer e leia sobre sua cultura, busque países onde a língua nativa é o inglês e procure curiosidades relacionadas ao idioma.

Tente ler artigos de blogs desses países, procure personalidades e produtores de conteúdo nativos para acompanhar. Aprender através da cultura é sempre uma experiência enriquecedora!

Mantenha o foco e deslize nessa aventura.

6 – Treine seu listening em inglês!

 Já fizemos um artigo aqui no blog de como melhorar seu listening. E o que é listening afinal?

Listening nada mais é do que sua habilidade de ouvir.

A tradução ao pé da letra é ouvindo, mas na prática significa seu poder de ouvir bem em inglês. Para falar bem em inglês é preciso saber ouvir, concorda?

Existem várias formas de ouvir, mas a mais divertida é ouvindo algo que se gosta. Uma dica de listening muito comum é o sing along, que nada mais é do que cantar conforme a música!

Escolha uma música em inglês que você goste, busque a letra original e acompanhe a canção!

Vou deixar aqui uma dica que já demos no outro post:

Cambridge Dictionary– Aqui você consegue olhar a pronúncia em diversas variações. No “Inglês Britânico” e no “Americano”.

7 – Desafio de imersão da língua inglesa

A sétima e última dica também é um desafio para você que quer falar inglês fluente rápido!

Já falamos aqui da importância de se falar inglês todos os dias para agilizar a fluência, treinar bem e treinar muito, não é mesmo? 

Listamos aqui alguns desafios para a sua imersão:

  • Mude o idioma padrão do seu aparelho smartphone para inglês – também dá pra mudar do computador, tablet e até da TV, mas vamos começar devagar;
  • Viva o inglês – assista vídeos, filmes e séries legendados, experimente utilizar o áudio e legenda em inglês;
  • Crie um hábito – além do hábito de estudos, tente criar uma atividade em inglês, um diário gravado ou escrito, por exemplo, pode te ajudar a ouvir, falar e escrever melhor em inglês;

Um dia de imersão pode te gerar um resultado surpreendente, dedicação é tudo, mas é muito melhor dedicar-se a algo divertido, não é mesmo?

Para te guiar na caminhada do inglês fluente conte com a People, nós falamos a sua língua aqui!

Fale Conosco!