fbpx

Quer aprender Inglês? Então leia essas 9 maiores curiosidades da língua Inglesa que preparamos para você conhecer um pouco mais sobre esse idioma.

O inglês é o idioma mais falado do mundo e é uma língua com mais de 1500 anos de história. A língua inglesa é adotada como idioma nativo em diversos países e é o segundo principal idioma em vários outros, e por isso passou a ser o principal idioma do discurso internacional.

O inglês tem origem germânica e é a terceira principal língua nativa do mundo, ficando atrás apenas do mandarim e espanhol.

A língua inglesa passou por três períodos de evolução que compõem esses 1500 anos de história, a primeira forma do idioma se deu entre os séculos V e XI e ficou conhecido como “Old English”, ou inglês “velho”.

Sua segunda fase, conhecida por “Middle English” ou inglês médio, compreende o período de desenvolvimento da língua entre os séculos XI e XVI.

Já o inglês que falamos nos dias atuais é conhecido como “Modern English” ou inglês moderno e compreende o período que se inicia no século XVI até hoje.

Apesar da globalização da língua inglesa, o idioma carrega sotaques diversos, de acordo com seu país de origem: britânico; americano; canadense; australiano e outros. 

A língua falada é a mesma, mas assim como nas diversas regiões do Brasil, o sotaque, pode alterar um pouco na pronúncia de algumas palavras.

A historicidade do inglês carrega diversas curiosidades e o maior vocabulário do mundo entre todas as línguas, você sabia? Listamos abaixo mais 9 das maiores curiosidades da língua inglesa.

Influência Francesa na língua Inglesa

A língua inglesa, assim como diversos idiomas, passou por diversas influências advindas de outras línguas como o latim, o francês e o italiano. Porém, mais da metade do vocabulário inglês possui influência no francês-normando, que é uma variação da língua normanda utilizada na Inglaterra.

O desenvolvimento da língua inglesa conhecido como middle english (XI-XVI) ou inglês médio, recebeu grande influência romana, a exemplo do francês-normando e germânica que resultou nas estruturas de frases que possuímos hoje.

2-  Curiosidades da Língua Inglesa: Estados Unidos – 24 dialetos

EUA tem uma grande curiosidade da lingua inglesa
São 24 dialetos diferentes em todo o EUA!

Lembra que comentamos sobre os diferentes sotaques da língua inglesa?

Pois é, uma das grandes curiosidades da língua inglesa é que, nos Estados Unidos são 24 dialetos diferentes, de acordo com suas regiões.

Assim como no Brasil, que apresenta diversos sotaques em seus 14 estados, os 50 estados que compõem o país americano, apresentam regionalidades da língua.

A verdade é que os Estados Unidos não possui o inglês como língua oficial, por lá cada estado pode determinar sua legislação e a língua inglesa é oficial em 32 deles.

Já os dialetos, são estilos de linguagem dentro do próprio inglês, como o uso de gírias e o próprio sotaque, alguns estados também podem ser afetados pela cultura local, como o Havaí, que também como segunda língua o havaiano.

As diferenças regionais da língua inglesa no país são enormes! O inglês nova iorquino é um dos mais famosos graças aos programas de TV e assim como o sotaque de Boston, ele sofre influência do inglês médio, deixando o “R” menos carregado na pronúncia.

Nessas horas, é bom saber como melhorar o listening não?

3- Ghost Word!

Uma curiosidade um tanto quanto curiosa: devido a um erro de impressão ou edição, uma palavra sem significado, ficou presente no dicionário inglês de 1932 até 1940. 

A palavra dord ficou conhecida como ghost word ou palavra fantasma, pois ela não possui qualquer definição própria.

4- Laranja?

Orange é uma das palavras caracteristicas da lingua inglesa
Orange?

E aí, o que veio primeiro: a cor ou a fruta? A cor existe bem antes do fruto, porém ela foi nomeada pela característica da fruta. 

Antes dos ingleses serem expostos a fruta conhecida por nós como laranja, em inglês orange, a cor era referida como “geoluhread”, algo como yellow-red ou amarelo-vermelho.

5-  Dicionário e vocabulário

O primeiro dicionário em inglês foi escrito em 1755. São adicionadas cerca de 4.000 palavras ao dicionário inglês por ano e estima-se que seu vocabulário tenha entre 500 mil e 1,2 milhões de palavras.


A letra mais comum do vocabulário inglês é a letra “E” que está presente em 11% das palavras e uma das suas palavras mais antigas também é a mais curta: I / (eu).

Leia também: Como Falar Inglês Fluente Rápido?

6- Origem de palavras

Algumas palavras do inglês moderno derivam de frases ou vocábulos do inglês antigo. A palavra daisy por exemplo, que significa margarida, surgiu de uma sentença utilizada no inglês antigo: day’s eye (olho do dia).

A palavra godbye (tchau) origina de uma antiga expressão inglesa que dizia May God be with you –  que Deus esteja com você.


Algumas palavras também advém de divindades antigas, como a palavra cereal que vem da deusa Ceres, que era a deusa das plantas, principalmente dos grãos. E a palavra hurricane (furacão) advinda do deus maia dos ventos e tempestades, Jun Ragan, que se pronuncia “Huracan”.

7- Palavras curiosas

Separamos algumas curiosidades presentes em alguns vocábulos ingleses:

  • Almost é a palavra mais longa com letras em ordem alfabética;
  • Rhythm é a palavra mais longa sem nenhuma vogal;
  • Strengths é a maior palavra com apenas uma vogal;
  • Set é a palavra com o maior número de definições – cerca de 450;
  • Uncopyrightable é a maior palavra sem letras repetidas;
  • Underground é a única palavra que começa e termina com und;
  • Indivisibility é a única palavra onde uma vogal se repete 6x.

Para fechar a frase “the quick brown fox jumps over the lazy dog” contém todas as letras do alfabeto e é chamada de pangrama, muito útil para testar teclados, não é mesmo?

8- Letras e Sons

curiosidades sobre o alfabeto em ingles
Como se fala?

O alfabeto da língua inglesa possui 26 letras, se trata do mesmo alfabeto utilizado no Brasil, o alfabeto romano. 

Apesar do alfabeto ser o mesmo a sua sonoridade é completamente diferente, a língua inglesa possui 26 letras e 44 sons e as letras podem representar esses 44 sons de 650 maneiras diferentes.

9- Língua mundial

A língua oficial no céu é o inglês! Isso porque em vôos internacionais o piloto sempre se comunica em inglês. Já é um motivo extra para aprender o idioma, né?

Não se assuste com vocabulário imenso, a gramática do inglês é muito simples, trata-se de um idioma muito musical e fluído, com um professor de alto nível você pode ficar fluente antes do que imagina. 

O inglês é  um idioma incrível e mundial! Quer ler mais sobre o tema e demais curiosidades da língua inglesa?

Dê uma explorada no nosso blog e prepare seu futuro, hoje!  Agende uma aula experimental grátis na People.



Fale Conosco Agora!
1
Fale Conosco!
Olá! Tudo bem?
Podemos lhe ajudar na escolha de sua qualificação?