fbpx

Como melhorar o listening? Simples, apenas Listening!

Parece uma brincadeira? Mas é pura verdade. Listening quer dizer “Ouvindo”, vem do verbo “to listen”, em português: “Ouvir”.

Se traduzirmos o termo “listening” teremos “ouvindo” – é a forma como ouvimos e entendemos um novo idioma. É uma das questões mais importantes no processo de aprendizagem, afinal nosso interesse principal em aprender um novo idioma é ter acesso à informação, entretenimento, cultura, amizades e ter crescimento profissional e pessoal.

Afinal: Como Melhorar o Listening?

Para quê você aprende inglês ou qualquer outro idioma? Para entender, não é mesmo? Então, faça Listening. Sempre. Desde o início.

Estudar e aprender é uma questão de gosto. Quem gosta estuda. Quem não gosta, detesta. A maioria, sim, a grande maioria, detesta. Por quê? Por quê o estudo não retrata a realidade. Não está conectado com o mundo do estudante. Aí as coisas se complicam.

Então, a primeira dica valiosa que você precisa fazer para realmente melhorar seu listening, que, como já vimos, é a capacidade de ouvir e entender o que se ouve, é fazer um listening que lhe agrada. Para isto precisa conciliar seu nível de conhecimento no idioma com seu gosto pessoal daquilo que você irá escutar.


A fonte de informação também é muito importante. Há milhares de fontes na internet, porém, o ideal é ter uma orientação profissional para você aproveitar seu tempo e ter qualidade no processo de aprendizagem.

Dicas para treinar o inglês

Calma, Paciência e Perseverança

Quanto tempo você levou para aprender seu idioma nativo? Que provavelmente é o português? Quantas pessoas falaram com você, quantos explicaram os significados? Tudo isso foi parte do seu processo de aprendizagem. Tudo contribuiu para sua formação, vocabulário, sotaques e capacidade de explicar suas idéias através da comunicação.

Com o inglês não é diferente. É preciso treino, paciência e muita disposição. Mas há formas de você fazer que o caminho seja mais divertido! Isto mesmo, divertido! Principalmente com a tecnologia.

Tecnologia

Por falar em tecnologia, Aqui um site para ajudar você a melhorar seu listening:

Cambridge Dictionary

Aqui você consegue olhar a pronúncia em diversas variações. No “Inglês Britânico” e no “Americano”.

Veja a palavra “Great”:

https://dictionary.cambridge.org/pt/pronuncia/ingles/great

Técnicas para listening em inglês

Como treinar o listening em inglês

Escute Todos os Dias – Tenha muita Disciplina!

A habilidade de ouvir deve ser treinada. Todos os dias. Você tem facilidade com aquilo que convive. Sabe aquela aula onde o professor começa a falar com você em inglês e você acha que fica perdido? É importante, pois você condiciona seu cérebro a prestar atenção e tentar se comunicar. Você faz o trabalho de aprendizagem de quando você era um recém nascido. 

Imagina? Isto mesmo. Chora. Só que agora as lágrimas não caem, você fica indignado em não entender. Este é o primeiro sinal que você quer. E se você quer, você pode. Mas é preciso insistir. No caso da criança ela não pode desistir pois é uma questão de sobrevivência. E é aí que você deve se lembrar de seus objetivos e ter disciplina.

Assista a Filmes em Inglês com Legendas em Inglês

Ouvir e ver a frase ao mesmo tempo é uma prática que ajuda na memorização das palavras. Mesmo que você não entenda o significado a princípio, você irá se acostumar com a grafia, as diversas formas de pronúncia (sim, o inglês assim como o português tem muitos sotaques) e memorizar sem a necessidade do recurso da repetição.

Traduza suas músicas e ouça com a letra em inglês

Traduzir é um processo para você entender o significado. Porém, para você aprender e praticar o listening é importante ter em mãos a letra original em inglês e acompanhar por ela. Primeiro você traduz para entender. Depois pratica com o original para assimilar a pronúncia e a contextualização.

Passe vergonha!

Listening em inglês melhora o vocabulário

Isto mesmo, passe vergonha! Arrisque em falar. Arrisque a pronúncia. Solte sua língua. Você verá que com o passar do tempo irá melhorar, sempre, e muito. Você já aprendeu a andar em uma bicicleta? Simples de olhar, mas ao subir tenho certeza que você caiu algumas vezes.

Pronúncia

A Pronúncia é algo a ser observado. Lembre-se de que você falará com sotaque. Isto vai depender da sua dedicação 

O treinamento da pronúncia é algo essencial. Você irá conseguir melhorar na medida que for repetindo e conversando. Parece algo difícil, mas é uma questão de perder a timidez no momento de se arriscar.

Há uma ferramenta muito interessante, de graça, que lhe ajuda e muito no treinamento de sua pronúncia: O Google! Isto mesmo, o Google tem o aplicativo tradutor (digite “tradutor” na busca) que você pode falar em inglês e ele escreve e traduz o que você falou. Uma ótima oportunidade para aprender e treinar sua pronúncia!

Confira: https://translate.google.com.br/

Regras Gramaticais

Todo idioma possui regras gramaticais. Esta é uma das vantagens em contar com uma escola. Temos várias ferramentas tecnológicas disponíveis, mas o contato com um instrutor ajuda tanto na questão dos erros quanto no tempo da aprendizagem. Para quem gosta de tecnologia, e sente-se confortável em pesquisar, alguns sites interessantes podem lhe ajudar.

Veja um exemplo:
Learning English – BBC

(Aprendendo Inglês)

É um site onde você tem áudios de 6 minutos e a transcrição do texto para você acompanhar. Você pode fazer download do áudio, ouvir via podcast ou baixar o PDF do conteúdo. Um excelente início para você aprender pois o conteúdo do áudio também está escrito.

http://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/features/6-minute-english

3 coisas para você fazer e melhorar seu inglês

1 – Treino

A melhora vem com o treino, contato e dedicação. A tecnologia consegue encurtar a distância do processo de aprendizagem pois ela disponibiliza 24 horas por dia, 7 dias por semana, o conteúdo em nossos smartphones, computadores e uma infinidade de dispositivos.

Ter conteúdo de qualidade acessível no momento que você estiver pronto para ouvir, é essencial.

2 – Ouvir Áudios

A música é uma ótima ferramenta para aprender inglês. Você desenvolve suas habilidades de escuta e, cantando junto, também pode melhorar sua pronúncia.  Ao usar música, você sempre deve verificar o significado traduzindo e tentando entender o que o cantor pretende dizer. Também é muito importante cantar e repetir sempre que você não consegue acompanhar. Lembre-se que você também pode usar a Ferramenta Tradutor do Google (link acima) para isto.

Além disso temos também os podcasts que são canais em sites e aplicativos para a transmissão de áudio. A grande vantagem é que você pode fazer isto no trânsito, enquanto caminha, no trajeto para sua escola, salas de espera e em uma infinidade de lugares e momentos. 

A idéia continua sendo se divertir e aprender.

American Life – https://www.thisamericanlife.org/

Google – https://podcasts.google.com/

3 – Repetir palavras

Para aprender um novo vocabulário e memorizá-lo,  a técnica de repetição é extremamente útil e eficaz. A repetição espaçada, é um método cientificamente comprovado, que consiste na repetição do conteúdo em intervalos regulares. Sem revisão e repetição o nosso cérebro esquece o que foi visto em poucos dias.

4 – Repetir Frases

Após a repetição de palavras, a repetição de frases é inevitável. Novamente lembre-se de uma criança. No início são palavras soltas. Sem conexão. Apenas o desejo de se comunicar. Após o aumento do vocabulário ela já começa a formar as frases. Isto ocorre em qualquer processo de aprendizagem. Primeiro conceitos soltos, depois a formação das idéias, a repetição e finalmente no estágio final a “criação” própria de conteúdo. No idioma chamamos isto de fluência. 

Maneiras de Estudar (e Melhorar o Listening em Inglês)

Por mais absurdo que pareça, além de uma boa escola, o essencial para aprender inglês, melhorar seu listening e ainda ganhar a fluência está na palma de nossas mãos todos os dias. Sim, nosso bom “e velho” (se é que podemos chamar de velho) smartphone.

Usar o Entretenimento

Lembra da dica “conciliar com seu gosto pessoal”, e “…o estudo não retrata a realidade. Não está conectado com o mundo do estudante.” ?

Pois bem. Use o entretenimento e coloque a sua disposição (em inglês é claro) tudo aquilo que você gosta e se interessa. Trabalhar com o que gostamos não é algo ruim, é prazeroso, gera valor e faz com que nossa realização seja plena.

Vamos a algumas dicas de conteúdo para você aprender o idioma:

  1. Filmes
  2. Séries
  3. Músicas

Conclusão

Como Melhorar o Listening? A desculpa para um aprendizado chato, já acabou. Você consegue personalizar seu aprendizado da forma como você quiser. Dentro da People por exemplo temos uma metodologia onde o aluno faz a aula no seu nível, com muita tecnologia, prática e o que chamamos de “aula invertida”. Primeiro você aprende o conteúdo digital, de forma organizada e didática. Depois você parte para a prática com seu instrutor para falar e treinar o que aprendeu, e, em toda a aula, um bate papo entre os alunos para você interagir com outros níveis de vocabulário, treinar o que já viu e ter uma ideia do que está por vir.

Escolha uma escola que “fala a sua língua” e esteja conectada com você o tempo todo.

Não perca mais tempo, inscreva-se agora nas próximas turmas! 

Fale Conosco Agora!
1
Fale Conosco!
Olá! Tudo bem?
Podemos lhe ajudar na escolha de sua qualificação?