Ainda tem medo de se comunicar em outro idioma? Confira algumas dicas para melhorar a fluência!

A timidez é um dos sentimentos que mais criam obstáculos no dia a dia das pessoas. É comum encontrar estudantes que deixam de praticar o idioma por simples vergonha. Assim como qualquer outra habilidade, o Inglês depende de prática para ser aprendido de forma concreta. Confira algumas dicas para deixar o medo de lado e se comunicar:

Treine, treine, treine

Um dos fatores que mais influenciam o aperfeiçoamento do Inglês é a prática. É preciso assumir a responsabilidade de treinar o outro idioma, e você pode fazer isso com músicas, filmes, conversando com os colegas ou de qualquer outra maneira que ajude na absorção do conteúdo. Treinar permite que o cérebro identifique a informação já existente e não crie barreiras no momento de reproduzi-la.

Evite traduções

Mesmo que seja um hábito comum aos iniciantes em outros idiomas, a tradução de vocabulário e expressões pode ser um atraso no desenvolvimento da língua. O ideal é que o aprendizado aconteça por meio da interpretação do contexto. Além de permitir a melhor prática do Inglês, também ajuda a ampliar as noções já aprendidas.

Crie oportunidades

Tem um amigo gringo? Trabalha com uma pessoa de outro país? Possui algum familiar fluente no Inglês? Aproveite! Por mais óbvio que seja a melhor maneira de perder o medo de falar é realmente falando. Entenda que a única coisa que o impede de falar, de fato, é o medo. E isso pode ser superado. Sempre que possível, inicie conversas com pessoas que possuem conhecimento da língua estrangeira. Mesmo que cometa alguns erros, é possível tornar o desenvolvimento muito mais produtivo. Além disso, você também pode melhorar sua pronúncia.

Se escute

Se ouvir falando Inglês ajudar a melhorar a pronúncia, permite que o aluno veja o quão desenvolvida está a fala e que não é necessário medo de se expressar. Leia textos em voz alta, cante músicas, grave conversas e se ouça depois. Não existe uma regra, mas é importante perceber que o seu conhecimento é suficiente para se comunicar em Inglês.

Diminua a autocrítica

Um dos piores inimigos de quem está aprendendo outro idioma é se criticar demais. A fase de aprendizado requer erros para que uma série de habilidades seja desenvolvida. Você está aprendendo, não se cobre para parecer fluente em algumas semanas. Não tenha medo de se expressar: errar é mais válido do que não tentar.

São comuns os pensamentos que muita gente tem quando está estudando Inglês. É comum também o medo impedir o avanço do aprendizado em outras línguas. Todas as pessoas que possuem um nível alto de conhecimento também já foram iniciantes, então não deixe que a vergonha te impeça de evoluir.

Inglês é na People!

Não perca a chance de aparecer no mercado de trabalho e se destacar. Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e escolha a opção com que mais se identifica.

Fonte: https://www.people.com.br/noticias/ingles/5-dicas-para-perder-o-medo-de-falar-ingles?utm_source=Facebook&utm_medium=FaceOrganico&mID=15